11/05/2008

Barack Obama, o 44º presidente dos Estados Unidos

Depois dos 8 anos de Bush, ontem foi eleito o democrata Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos.

Foi um espetáculo democrático daqueles que a gente vai ter orgulho de ter participado.

Foi eleito o melhor homem. O fato de ser o primeiro presidente negro americano por si só já é uma coisa maravilhosa.

Mas o melhor é que o fator cor não atrapalhou o candidato, ele foi eleito por ser o melhor candidato, aquele que fez a melhor campanha eleitoral.

Em nenhum momento o seu discurso deixou de se fixar no seu plano de governo. Nunca atacou seu adversário. Nunca foi agressivo. Nunca fez nenhum ataque pessoal a McCain ou a Sarah Palin. Nunca respondeu na mesma moeda os ataques que sofreu. E olha que foram muitos.

Seus discursos dão prazer de escutar mas nenhum foi tão bom quanto o seu discurso da vitória, quando chamou todos os americanos a se unirem em torno dele para enfrentarem as dificuldades que ele vai encontrar quando tomar posse.

Finalmente, foi uma delícia depois de tanto tempo ouvir um presidente americano que não só sabe ler como também fala muito bem, sem erros e escorregões, e sem gaguejar.

Os anos Bush, os anos mais negros da recente história americana, que levaram o mundo à maior crise financeira desde 1929, criaram duas guerras e endividaram esse país a um ponto que quase o arruinaram por completo.

A xenofobia republicana recebeu sua resposta nas urnas.

Arquivo do blog