11/01/2008

OBAMA 08 - As eleições americanas

Hoje eu trabalhei 3 horas para a campanha do Barack Obama, fazendo o que os americanos chamam canvassing. Ou como nós dizemos, ir de porta em porta para oferecer informações, condução e ajudar da maneira que for necessário os eleitores a exercerem seu direito de voto.
O canvassing visita eleitores sabidamente (no meu caso) democratas e que já haviam demonstrado o desejo de votar no Obama. Tínhamos o endereço, o nome da pessoa, o local onde vota, etc. E tínhamos que completar as seguintes informações: o endereço é válido, a casa é acessível ou não, o eleitor já votou, vai votar e em quem.
A seguir, informávamos onde as filas para votar naquele momento estavam mais curtas, já que
algumas seções tinham uma demora de mais de quatro horas.
Sem exceções, todos foram muito amáveis (menos um que era um republicano azedo, de mau-humor e mal-educado como bom republicano e, como tal, parecia estar sofrendo de alguma problema estomacal). Alguns já tinham votado, outros deixaram para votar na terça-feira e uma moça estava morando em outra cidade, aonde está cursando uma faculdade.
Tívemos muita sorte, porque a maioria dos nossos endereços eram em um condomínio fechado de casas, e o guarda da portaria nos forneceu um mapa do condomínio e nos identificou no mapa as casas que tínhamos que visitar.
Essa eleição vai ser a primeira depois dos dois roubos eleitorais perpretados pelos republicanos no estado da Flórida. A população está muito motivada, e todos nós democratas vamos fazer tudo para que todos possam votar e para impedir o que foi aconteceu em 2000 e 2004, quando centenas de milhares de pessoas foram impedidas de votar por ser homônimas de condenados pela justiça. O nome não precisava ser igual, bastava ser parecido ou ter o mesmo sobrenome. Desta forma um pastor e milhares de donas de casa e de trabalhadores não puderam usufruir esse seu direito. Não é preciso dizer que a grande maioria eram negros e muitos eram hispânicos.
O americano tem alguma dificuldade em entender os nossos sobrenomes e se confunde mesmo. Mas a maior parte era para prejudicar os eleitores democratas.
Volto a trabalhar na campanha na segunda-feira. Assim que voltar para casa eu escrevo as minhas impressões.

Arquivo do blog