
Eu sou palpiteiro e não consigo deixar de opinar sobre o assunto. então aqui vai o que eu penso que deveria ser feito com o setor automobilístico americano. Não que eu me considere um iluminado mas são coisas que eu creio ser bom senso.
Lá vai.
Em primeiro lugar o governo americano não deveria colocar dinheiro em indústrias obsoletas e indiscutivelmente incompetentes.
Em segundo lugar porque salvar o patrimônio de acionistas que não tiveram a mínima competência na escolha de administradores de seu patrimônio?
Em minha opinião, as indústrias automobilísticas deveriam ser entregues a seu funcionários. Eles que tratassem de lutar por seus empregos.
As indústrias deveriam ser divididas em unidades menores independentes e em competição entre elas mesmas. Se uma empresa é grande a ponto de colocar em risco a economia de um país, ela é grande demais e deve ser dividida.
Se precisassem de capital deveriam buscar junto aos produtores de petróleo. Afinal eles são os maiores interessados na continuação do atual modelo de transporte.
O governo só deveria emprestar dinheiro às indústrias que mudassem o sistema dos motores a gasolina e óleo diesel para motores não poluidores movidos a hidrogênio, eletricidade (se possível alimentados por luz solar) ou ventos (afinal um carro em movimento desloca ar, porque não aproveitar isso para alimentá-lo?).
O governo deveria viabilizar a distribuição das novas formas de "combustível", formando uma rêde nacional de distribuição. Não cabe a desculpa que não se pode usar os novos tipos de combustível por não existir distribuição e de não se fabricar produtos não poluentes por não existir uma rede de distribuição. Nem que não se pode comprar esses carros por causa da inexistência dessa rede de distribuição.
Na pior das hipóteses, se o governo sente que precisa colocar bilhões de dólares no setor automobilístico, seria melhor entregar o dinheiro para os empregados. Assim eles poderiam começar novos negócios próprios. E as fábricas deveriam ser sucateadas.
É hora de se colocar dinheiro na melhora do transporte público, como trens bala, e não continuar a insistir num erro.
Como disse Soros o novo paradigma que vai salvar a econômia mundial é o paradigma ecológico.