10/17/2009

Gripes


Li outro dia que a gripe suína (H1N1) não afeta tanto as pessoas de meia-idade e idosos porque esse virus é um desenvolvimento do vírus H2N2 que provocou duas pandemias, uma em 1957 (2 milhões de mortos) e a outra em 1968 (1 milhão de mortos).

Longe dos 50 milhões de mortos da gripe espanhóla, essa gripe foi chamada de gripe asiática.

Em minha casa, todos pegamos a gripe em 1957. Eu ainda me lembro de como passamos mal. E tínhamos que socorrer uns aos outros. Minha mãe, melhor dizendo, porque eu tinha 9 anos na época.

Mas todos os empregados pegaram a tal da gripe. E como todos estávamos doentes, a gente tinha que levantar para ser medicado pela minha mãe que estava de cama. Nós íamos das nossas camas até a dela, aonde recebíamos os remédios e voltávamos para as nossas camas.

Quando um de nós estava pior, ela levantava e vinha medicar a gente na nossa própria cama.

Me pareceu que levou um mês para a tal gripe ir embora. Deve sere um exagero da minha memória. Mas, com as recaídas e tudo, levou quase isso mesmo.

Depois dessa gripe eu só tive uma ou duas gripes em toda a minha vida. Nos 27 anos que estou casado com a Clarissa só tive uma, quando mudadmos para Nova York em dezembro de 1999.

Para alguma coisa serve a gente ter mais idade. Mas mesmo assim já tomei a vacina de gripe desde ano na semana passada e vou tomar a vacina para o vírus H1N1 assim que estiver disponível na próxima semana.

O meu grupo etário não é prioritário com exceção dos asmáticos (eu) e dos diabéticos (Clarissa).

Não é mesmo uma maravilha?

Arquivo do blog