11/19/2008

YADDO

As exposições da Biblioteca Pública de Nova York são sempre muito interessantes.

Hoje fui a duas. Uma sobre Art Déco, pequena mas interessante: Art Deco Design: Rhythm and Verve.

A outra foi uma exposição chamada Yaddo - Making American Culture.

A Yaddo foi fundada em 1900 por um casal de beneméritos, Spencer e Katrina Trask. É um retiro para artistas que hospedou milhares de escritores, pintores, compositores e outros artistas criativos. Para isso foi doada uma belíssima mansão com seus jardins. Entre os muitos hóspedes da Yaddo estão Hannah Arendt, Milton Avery, James Baldwin, Leonard Bernstein, Truman Capote, Aaron Copland, Philip Guston, Patricia Highsmith, Langston Hughes, Sylvia Plath, Meyer Schapiro, Virgil Thomson and William Carlos Williams.

Em uma parte da exposição são apresentadas cartas do período MacCarthista. Como em tudo mais, os imbecis de direita se meteram, mudaram administradores, acusaram muitos de comunistas e perseguiram os homosexuais, forçando a internação em uma clínica psiquiátrica do amante de Truman Capote, cujo nome eu não anotei mas sei que era um intelectual de primeira.

Lendo os textos eu gelei. Que perigo nós corremos nas últimas eleições! Imagine o poder de novo nas mãos de gente como Sarah Palin. Ainda bem que o desastre da tomada do poder por essa América ignorante, mesquinha e burra foi afastado por mais 4 anos e, tudo dando certo, pelo menos mais 8 anos.

Arquivo do blog