11/14/2013

O projeto de "branqueamento" da população do Império do Brasil

O que pouca gente sabe é que o projeto de abrir o Brasil para a imigração estrangeira era um projeto racista.

O que se queria trazer para o Brasil eram famílias de alemães, austríacos e suíços.


O Império queria "embranquecer" o país.


Os primeiros italianos a entrar no Brasil eram da região do Veneto, território austríaco na época, e entraram como austríacos.


Os alemães vieram para três colônias, Santo Amaro e Rio Negro (hoje Santa Catarina) na Província de São Paulo, e São Leopoldo na Província de São Pedro do RIo Grande do Sul.


Algumas tentativas foram feitas de se trazer suíços para a serra na Província do Rio de Janeiro, na região de Petropólis. Mas essa primeira leva de imigrantes não foi em frente.


O grande problema da imigração eram as terras aonde eram localizadas as colônias.


Os donos de grande glebas de terra, através de conchavos políticos, vendiam por quantias acima do valor, terras improdutivas e muitas vezes, cheias de pedras.


Essas primeiras colônias só deram certo devido ao espírito de luta que esses imigrantes possuiam, que os levou a conseguir tirar seu sustento de terras pobres e instalar um artesanato mais moderno, o que permitiu que florecessem.


Só mais adiante é que se começou a trazer famílias para a lavoura das grandes fazendas, principalmente para a lavoura do café no Estado de São Paulo. 


Até então, funcionava o sistema de colônias, com distribuição de terras pelo governo brasileiro.

Arquivo do blog